Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Medo de Avião

     Esta postagem será meio boba, mas tem a ver com esse período de férias e viagens, além do que eu gosto bastante de aviação e já ouvi, inclusive muitas bobagens, a esse respeito e decidi dar minha opinião. Nunca andei de avião, somente fiz um passeio panorâmico de helicóptero há um bom tempo atrás. Não ando não porque tenho medo, mas porque não tenho oportunidade, além de ser mais caro. Minha cidade não tem aeroporto e nem viajo tanto assim para precisar de avião. Mas este minha postagem é para comentar sobre a ignorância de algumas pessoas que ainda insistem e teimar que os aviões não são seguros.
     Já ouvi várias pessoas, inclusive até na televisão, dizerem que avião não é seguro, que quando acontece um acidente morrem muitas pessoas, que ninguém sobrevive. Bom, realmente em um acidente de avião, normalmente morrem muitas pessoas, mas existe uma explicação bem simples para isso, a capacidade de um avião grande é muito maior que a de uma moto, um carro, um caminhão, mesmo do que um ônibus. Quando ocorre um acidente com um avião monomotor, por exemplo, e morre(m) o(s) passageiro(s), morre um, dois ou um número bem menor, como num acidente de carro. Um acidente de ônibus, por exemplo, pode ter um número de maior de vítimas fatais do que o acidente com um avião de pequeno porte. Então o número de mortos em um acidente aéreo não é justificativa para dizer que avião não é seguro. Outro argumento é que dificilmente sobrevive alguém e esse argumento também não é válido para questionar a segurança dos aviões. Quando ocorre um acidente aéreo, é preciso verificar as condições do acidente, pois às vezes o avião cai no mar, explode ou outro tipo de fator que impede que as pessoas se salvem com vida. Muitos desses fatores não ocorre com outro veículos terrestres, fazendo com que o tipo do acidente de avião seja mais "mortal". Assim, não é o avião que não é seguro, mas sim o tipo de acidente que provoca as mortes.
     A forma mais correta de se analisar a segurança de um veículo é a estatística. Se for feita uma pesquisa, o que certamente já ocorreu, proporcionalmente o número de acidentes aéreos é muito menor que o de acidentes "terrestres", com carros, etc. Sinceramente, acho que quem utiliza esses argumentos para não voar é ignorante. Muitas pessoas não utilizam o avião, como eu, por falta de necessidade, de oportunidade, por não possuir aeroportos próximos à sua cidade, pelos valores, etc., mas não se pode ficar agarrado a um medo fundamentado na ignorância e na teimosia. Sou apaixonado por aviação, embora não tenha condições de usufruir dela e sou totalmente contra a união da ignorância com a teimosia! Quem tem condições de viajar de avião, deveria pelo menos experimentar, deixando o medo "ignorante" de lado. A chance de acontecer algo de errado é a mesma com vários veículos, em vários locais e situações. Portanto, para a vida, e principalmente para as viagens de avião, boa sorte e aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!