Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Lidando com Pessoas

     Já postei algo sobre relacionamentos entre as pessoas, sobre socialização etc., mas desde então tenho observado outros aspectos sobre o tema e decidi postar algo novo adotando outra abordagem.
     Sou adepto da filosofia de sempre se colocar no lugar da outra pessoa e refletir o que sentiria, como reagiria e/ou como gostaria de ser tratada. Infelizmente tenho observado que muitas pessoas não fazem isso e acabam tratando as outras pessoas sem “jeito”, sem “tato”. Já ouvi casos até de médicos que disseram na frente ou próximo a seus pacientes e/ou familiares que o caso é sem solução que não tem cura e coisas do tipo. Isso sem dúvida afeta muito quem ouve, ainda mais se a pessoa que ouvir for mais sensível. Existem outros casos em ambientes de trabalho em que pessoas, nem sempre em cargos superiores (o que não dá direito de tratar mal alguém!), não sabe tratar as pessoas com jeito, escolher o momento e as palavras para dizer algo, a forma como dizer etc. Isso também magoa as pessoas e pode ir gerando uma inimizade e uma antipatia das pessoas.
     Acredito que as pessoas façam isso não por mal (nem todas!), mas pelo jeito de ser, sua criação/educação o tratamento que recebe e/ou recebeu de outras pessoas gerando um “círculo vicioso”. Mas mesmo sendo sem querer é preciso que tenhamos muita atenção em nosso comportamento e na forma que tratamos os outros, até melhor do que da forma que gostaríamos de ser tratados. É difícil outra pessoa chegar perto de alguém que age assim e conversar aconselhar a tentar mudar melhorar um pouco. Isso se deve ao fato do próprio medo de ser mal interpretada e mal tratada ou à falta de intimidade e liberdade para tal. É preciso ter muita amizade e confiança entre as partes para se abordar um assunto assim sem causar problemas para ninguém! Mas a própria pessoa pode fazer uma reflexão sobre seu próprio comportamento e a reação das pessoas com ela e tentar mudar ou buscar ajuda, até profissional conforme o caso.
     Por mais que não pareça importante ter um bom relacionamento com as pessoas, que a pessoa ache que não vai precisar desse bom relacionamento pessoal, faz falta sim! E podem acreditar, uma hora esse bom relacionamento vai ser necessário e vai fazer falta! Não desperdice a vida tratando mal as pessoas! Eu creio que não tenho nenhum inimigo, talvez alguém que não goste de mim por um ou outro motivo, mas inimigos, graças a deus, não tenho! E espero que continue assim! Procuro fazer o máximo possível para tratar bem as pessoas e manter um bom relacionamento com todas, sem ser idiota, bobo e aconselho que todos tentem fazer assim! O mundo seria bem melhor com mais gentileza e bons relacionamentos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!