Há algum tempo
atrás instalaram dois radares de velocidade, os populares “pardais” nas
entradas do trevo de acesso ao bairro onde moro em Pains/MG, o bairro Alvorada.
Como muitos já sabem, este bairro fica afastado do centro da cidade cerca de
2,5 km, já num trecho da MG 170, entre Pains/MG e Pimenta/MG. A intenção foi
muito boa, de aumentar a segurança ao reduzir a velocidade dos veículos ao
entrar no trevo, aumentando a segurança dos próprios condutores e de eventuais
pedestres, ciclistas, etc., porém acredito que a execução da ideia é que não
foi muito adequada, não foi perfeita!
Primeiramente o
radar instalado no sentido Pimenta/MG a Pains/MG (passando pelas entradas de
acesso às comunidades rurais de Vila Costina e da Mina), ficou instalado em um
final de uma descida com poucas curvas no trecho que o antecede. Dessa forma a
velocidade natural do veículo já é alta, bastando que não se freie, mesmo sem
acelerar, para ter uma velocidade superior à permitida de 40 km/h. Assim, é
preciso frear bastante e reduzir drasticamente e, às vezes, bruscamente, a
velocidade para não ser multado, o que provoca certo nível de insegurança, pois
os veículos que vem atrás podem não perceber a freada mais forte e pode-se
causar um acidente. Há sinalização indicando a velocidade permitida e a
presença do radar mais adiante, porém, por questões de “física” não é tão fácil
reduzir a velocidade, isso sem contar que um pouco de distração pode gerar uma
multa ou algo mais grave como um acidente.
Agora o ponto que
acredito ser mais perigoso nesta questão dos radares é que ambos foram
instalados em apenas um sentido, de apenas um lado da via, na chamada “mão”. Ou
seja, para quem vai sentido Pains/MG a Pimenta/MG, o radar (sensor) está somente
no lado direito e para quem vem no sentido Pimenta/MG a Pains/MG também, ou
seja, na contramão não existe sensor. Dessa forma são inúmeros veículos que
trafegam pela contramão no local dos radares para burlá-los. Já não é seguro
trafegar na contramão ainda mais na entrada de um trevo e por onde trafegam
muitos veículos principalmente pesados. Isso sem contar que vários
motociclistas também fazem uso de artifícios para “fugir” do radar como passar
pela contramão e bem nos cantinhos da pista, onde não há sensor.
Em resumo, os radares
propiciaram segurança ao forçar a redução da velocidade ao entrar no trevo,
porém, pala falta de consciência, respeito e responsabilidade de alguns
condutores, também provoca e agrava um pouco a insegurança e o risco de
acidentes. Assim gostaria de sugerir aos órgãos competentes (se não me engano o
DER) que revissem a situação dos dois radares e estudasse a melhor e mais
segura forma para que os resultados sejam apenas positivos!
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