Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Quem entende mesmo a moda?

     Na semana passada aconteceu o São Paulo Fashion Week (SPFW) (ou Semana de Moda de São Paulo, no bom e velho português), um evento de moda. Daí, vendo algumas reportagens e matérias sobre o evento, nesta semana, parei para refletir sobre essa tal moda de estilistas, desses eventos, das tais tendências, das modelos e top models, etc. Principalmente sobre o que é moda.
     Moda, para mim, é saber se vestir sem nada "estranho", com certa lógica, o que o pessoal diz "combinando" as roupas, mas, principalmente, da forma como a pessoa se sinta bem, fique à vontade, por si mesma. Não sou favorável a você se vestir do jeito que a maioria se veste ou acha que deve se vestir. Um pouco de noção de moda é importante, ainda mais dependendo do local, da situação, do momento ou evento, etc. Noção para não usar coisas "estranhas", muito "feias" ou muito fora de época, etc.
     Mas voltando ao "mundo da moda", os estilistas, na minha opinião, são pessoas engraçadas! Pegam uma roupa meio "maluca", que, ao meu ver, se parecem muito com todas as outras de todas as coleções, de todos os estilistas e suas “criações” são elogiadas e comentadas pelo mundo. Essas tais “criações” mostram as tendências para as próximas estações (climáticas, mas que acabam tendo mais relação com a moda do que com o tempo para as pessoas desse “mundo”) e outros querem copiar. Primeiramente, quem cria essas tais tendências? Quem decide que cor, que modelo, que tipo de tecido, etc. se deve usar e em que época e de que modo? Não acho que certo que alguns poucos, principalmente “desconhecidos”, que não conhecem bem o estilo e a cultura de cada país, de cada região, de cada povo ou pessoa, determine o que os outros devam ou não usar. Isso acaba tendo mais gosto, preferência e opinião pessoal dos estilistas do que qualquer outra coisa.
     Além disso, alguém já viu, andando pelas ruas, alguém usando aquelas roupas dos desfiles de moda? Para que fazer um desfile, contratar modelos caríssimas, fazer várias roupas (repito, para mim, se parecem muito umas com as outras) se ninguém vai realmente usar essas peças nas ruas? Se fossem peças “normais” que as pessoas usam no dia-a-dia, eu até concordava com os desfiles, mas desse tipo, se torna mais um estilo de “papo-cabeça”, para apenas alguns apreciarem e compreenderem.
     Aliás, por falar em compreensão, alguém realmente entende de moda? Sabe o que é “certo” ou “errado” nesse meio? Dizem que a moda é democrática, que há espaço para todos os gostos, opiniões e estilos. Assim, porque tem gente comentando e criticando a moda dos outros? Porque existem modelos e padrões a serem seguidos? Isso tudo me parece muito contraditório e sem sentido!
     Bom, queria deixar apenas minha opinião de que moda e estilo, cada um pode e deve ter o seu, que o faça se sentir bem! Os outros não podem saber e nem determinar o que cada um deve gostar e pode ou não usar. Moda deve ser liberdade e autenticidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!