Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A Globo Está Sem Bom Humor

     Essa semana, como sempre, assisti o CQC. Confesso que dormi antes de terminar o programa, mas deu tempo de assistir que o Danilo Gentili estava substituindo o Marcelo Tas, que viajou à Londres, por causa das Olimpíadas. Daí eu parei para pensar sobre o humor na televisão brasileira. A Band (Bandeirantes) está de parabéns nesse quesito, pois tem em sua grade bons programas de humor, bons e com humor de verdade, como o próprio CQC, o Pânico na Band (apesar de algumas “brincadeiras” de mau gosto) e o programa do Danilo Gentili que, apesar de não ser especificamente de humor, é extremamente divertido e cheio de piadas realmente engraçadas.
     A partir daí fui pensando sobre o que cada emissora tem de humor em sua grade de programação. A melhor é realmente a Banda, na quantidade (de programas bons) e, principalmente, na qualidade. O SBT, a Record, a Rede TV (que perdeu o Pânico na TV) e as outras até têm alguns programas, algumas opções na área do humor, mas as piadas e “sacadas” não são todas boas e nem têm tantas assim. Mas a campeã na “forçação de barra” no humor é a Rede Globo. Que saudades da época em que a emissora tinha grandes humoristas como Tom Cavalcante e Chico Anísio, e programas como “Sai de Baixo” e até “Os Normais”. Isso sim era humor! A gente realmente ria muito e “passava” as piadas a diante. Esses programas realmente tinham graça.
     Até mesmo o “Casseta e Planeta” que sempre foi muito bom, muito engraçado e inteligente, perdeu força até sair do ar e voltar nessa versão pobre e sem graça, no estilo do atual humor da Globo. Acho que perdeu força com a morte do Bussunda e sentem a falta dele até hoje. Isso sem contar programas como “Tapas e Beijos” que é muito fraco, assim como o “Louco por Elas” e o grande destaque do humor da Globo, o “Zorra Total”. Tirando alguns lampejos de personagens novos que criam alguns bordões e, enquanto são novidade e não estão repetitivos, garantem algumas risadas. O “Tapas e Beijos” e o “Louco por Elas” são muito fracos, piadas sem graça, onde o pessoal tenta forçar o telespectador a entender uma piada cheia de detalhes, de “voltas” e que nem assim tem graça. Muito raramente sai algo realmente engraçado. O “Zorra Total” é um programa muito confuso, que de vez em quando tem temas, atualmente é o metrô, e mistura um monte de personagens sem muito sentido e sem muita graça, além de misturar alguns números musicais e forçar muito a graça.
     Esse lance de humor mais “refinado”, mais “politicamente correto” não tem graça. O “Amor e Sexo”, com a Fernanda Lima, não é de humor, mas é muito engraçado e divertido e eles vivem fazendo pequenas temporadas, enquanto o “Tapas e Beijos” parece que não acaba. O humor da Globo está muito fraco e sem graça, muito pouca coisa se aproveita. Quem sabe se o Tom Cavalcante voltar e criarem programas estilo “Sai de Baixo”, as coisas melhorem. Um conselho, renovem o Casseta e Planeta no estilo que era antigamente, não essa bobagem fraca que estava no ar recentemente. Procurem se espelhar em programas como o CQC e o Pânico, mas sem essas bobagens de agressões e machucados, estilo “Jakcass” e outras brincadeiras de mal gosto. A Globo vai perder espaço pelo orgulho de não aceitar que tem algo ruim, mesmo que dentro do “padrão Globo de qualidade”, e se inspirar em sucessos de outras emissoras, por não se enquadrarem no “padrão Globo”. Acho que na Globo está faltando bom humor e criatividade. Formalidade demais só prejudica” É preciso relaxar e fazer rir de verdade!
     Graça não se força, nem se explica muito! Se uma piada precisa de muitos detalhes, muitas “voltas” e explicações, ela não é boa. Piadas precisam ser inteligentes e naturalmente engraçadas. É preciso muito talento para contar e interpretar piadas, mas mais ainda para criar (redatores). As coisas na Globo estão muito repetitivas e “formais”, parecendo tudo igual. O “Mais Você” da Ana Maria Braga não investe nas piadas entre ela e o Louro José, que faziam sucesso na época da Record. Ele, junto o Bem Estar e o programa da Fátima Bernardes, parece uma coisa só, uma água morna. Ainda tiraram os desenhos do ar. O programa do Bial também prometeu muito, mas ficou bem sem graça. O Jô Soares não está a mesma coisa, parece que perdeu aquela vontade de divertir, faz apenas entrevistas, com mais formalidade e sobre assuntos sérios e entediantes. O Danilo Gentili já o está superando.
     O importante é deixar essa formalidade, esse padrão de lado e buscar alguém e idéias que realmente façam as pessoas rirem. Garanto que o Fantástico perde em audiência para o Pânico na Band, pelo menos lá em casa perde! A Globo tem estrutura e capacidade para ser muito melhor do que isso! Será que está faltando vontade? Fica aqui um importante conselho, Rede Globo, rir (de verdade) ainda é o melhor remédio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!