Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cada Um Vê o Que Quer!

     Há certo tempo atrás, ouvi uma frase em um filme do Jim Carrey, me desculpem, mas não me lembro em qual, que no momento me pareceu uma besteira, mas depois, refletindo um pouco, vi que fazia sentido. Ele dizia que poderia estar enxergando algo "verde", mas que, como havia sido "treinado", "ensinado" desde pequeno que aquela cor era "vermelho" (não me lembro direito quais as cores que ele disse, mas não faz mal para o raciocínio), ele dizia que aquilo era vermelho. Pode ser um pensamento meio idiota, mas os raciocínios que se podem iniciar aí é que me pareceu interessante.
     Realmente, cada pessoa enxerga uma coisa e ninguém nunca vai poder saber o que e como o outro está vendo aquilo, nem se está "certo" ou "errado". Não é fácil descobrir, por exemplo, quem é daltônico (não enxerga as cores) ou disléxico (apresenta dificuldades de leitura e aprendizagem). São necessários vários exames, análises e observações por profissionais especializados e capacitados.
     Preste atenção quando quer mostrar algo, principalmente se estiver mais distante, para outra pessoa e alguns demoram para enxergar aquilo e a gente encontra muitas dificuldades de explicar o que é e onde está. Às vezes nem enxerga.
     Na imaginação da pessoa, também há uma visão diferente, pois quando alguém descreve algo, uma história, um objeto, um fato, uma pessoa, etc., cada pessoa que ouve a descrição, o relato, imagina e “desenha” algo diferente em sua mente. Certamente, todos não vão criar a mesma imagem, mesmo que possam ficar “parecidas”, pois, sem dúvida, alguma diferença, por menor que seja, vai existir.
     Ainda tem o “ponto de vista” que faz, baseado na opinião e nos conceitos de cada um, que várias pessoas possam enxergar de formas diferentes uma mesma coisa. Por exemplo, quando eu critico alguém ou alguma coisa aqui no meu blog, uns podem achar que estou pegando no pé de alguém, que não gosto disso ou daquilo, que estou defendendo outros, etc. Outros podem ver, como eu, que estou apenas opinando sobre algo e que minha opinião pode ser diferente das de alguns, depende do “ponto de vista”. Algo pode ser bonito e/ou interessante para uns e feio e sem graça para outros. Vai depender do que cada um gosta, da individualidade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!