Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Campeonato Brasileiro 2013, rodadas 39, 40, 41, 42...

     Apesar dos jogos do Campeonato Brasileiro 2013 já terem terminado, ele ainda não está totalmente definido. Nem tinha comentado essa situação anteriormente, pois achei que está já estaria resolvida mais rapidamente, mas já vi que vai ser complicada!
     Resumindo, o STJD puniu Flamengo e Portuguesa com a perda de 4 pontos por escalarem jogadores supostamente de forma irregular, pois estes estariam suspensos e não poderiam jogar. De acordo com a lei, dura e fria, o tribunal está correto, mas, ao meu ver, moralmente e no que diz à justiça, não. Primeiramente que justiça não pode ser cumprir somente a lei, sem analisar cada caso. Neste caso, a Portuguesa foi punida duas vezes, pois além de perder os pontos, acabou sendo rebaixada com essa perda. Assim, ao meu ver, ocorreram duas punições para o mesmo "crime". Não estou defendendo a Portuguesa e nem dizendo que não se deve cumprir a lei, porém pode-se encontrar uma forma mais justa de cumprir a lei! Por exemplo, a Portuguesa poderia perder os pontos no campeonato do ano seguinte, evitando assim que sofresse nova punição com o rebaixamento, já que dentro de campo conseguiu se manter na série A. Outro ponto que me chama a atenção neste caso é a incompetência da CBF que só divulgou oficialmente a punição ao atleta da Portuguesa na segunda-feira, após o término da última rodada (dentro de campo) e não possuir um meio de impedir que o atleta irregular fosse inscrito para a partida, o que seria muito simples, especialmente com tanta tecnologia. Não é porque sou atleticano, mas porque o Cruzeiro escalou (no banco de reservas) um terceiro goleiro irregularmente e só pagou multa? dois pesos e duas medidas!
     Tem gente dizendo que o Fluminense, que seria rebaixado dentro de campo caso a Portuguesa e o flamengo não perdessem os pontos, não tem nada a ver, sendo beneficiado involuntariamente. Pode até ser, mas não é bem estranho que sempre que há algo extracampo e modifica um resultado, o Fluminense sai beneficiado? Isso sem contar situações "estranhas" ocorridas em 2010 e em 2012 (arbitragens) e que também beneficiaram o Fluminense. No mínimo estranho e suspeito! E ainda deixo uma pergunta no ar: se fosse ao contrário, teria acontecido tudo assim?
     Agora não posso deixar de comentar e de dar o "prêmio de Cara-de-Pau" do ano ao Vasco da Gama! O clube fez um campeonato muito ruim e acabou encerrando-o (dentro de campo) sofrendo uma goleada vergonhosa por 5 a 1 para o Atlético-PR o que selou seu rebaixamento na última rodada (dentro de campo) e depois tentou anular o jogo e obter os pontos da partida, o que o salvaria do rebaixamento, pelo fato de a partida ter ficado paralisada 11 minutos a mais do que determina a regra que seria de 60 minutos. Isso é um absurdo e muita falta de vergonha na cara de um clube como o Vasco tentar uma manobra destas! Ainda bem que não deu certo!
     Um país que sediará uma Copa do Mundo este ano e que diz ter o melhor futebol do mundo não pode deixar que esse tipo de atitude, o famoso "tapetão" decida jogos. Futebol deve ser sempre decidido dentro de campo e não nos tribunais! Chega de maracutaias extracampo! Tivemos 38 rodadas de futebol e mais duas de tribunais, agora é na justiça comum, que já mandou a CBF e o STJD devolverem os pontos a Flamengo e Portuguesa, e em outra liminar mandou confirmar a retirada dos pontos, ou seja, teremos ainda a rodada 41, 42, 43... Sou capaz de apostar que o Brasileirão de 2014 será semelhante à Copa João Havelange de 2000, com mais de 20 times para que "ninguém" saia prejudicado e a CBF evite mais problemas com a justiça comum! Talvez nem haja rebaixamento no campeonato de 2013! Pelo visto, termos que assistir a uma partida de futebol e ficar esperando alguns dias para saber se o resultado é realmente o que aconteceu dentro de campo! Que tristeza! Que palhaçada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!