Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Simplificando e Explicando a Contabilidade 03: Calendário e Exercício

     A contabilidade tem alguns termos que acabam confundindo as pessoas com coisas relativamente simples. Um exemplo deste caso é a diferença entre "calendário" e "exercício", especialmente se referindo a anos.
     Primeiramente é bom relembrar o que é fato gerador, pois este conceito será importante na explicação. Fato gerador nada mais é do um evento, um acontecimento que origina a obrigação de pagar e/ou o direito de receber alguma coisa, normalmente dinheiro, como por exemplo, uma venda, o mês de referência dos impostos, etc. Bom, voltando à diferença entre "calendário" e "exercício", é bastante simples!
     No caso do "calendário" ou "ano calendário", trata-se do ano onde ocorreu o fato gerador. Já o "exercício" ou "ano do exercício" trata-se do ano em que se é feita a declaração ou se paga o imposto, etc., referente ao ano (período) calendário (período anterior). Um exemplo simples é o do Imposto de Renda Pessoa Física, onde declara-se no ano seguinte os rendimentos, despesas e bens do ano anterior. Assim, por exemplo, em 2014 será feita a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física referente aos rendimentos, despesas e bens de 2013. Dessa forma, o ano calendário é 2013, ou seja, a fonte das informações, onde se originou a obrigação da declaração e do pagamento e/ou recebimento do imposto (casa exista) e 2014 é o ano do exercício, referente à elaboração e entrega da declaração e do pagamento e/ou recebimento do imposto (caso haja) propriamente dito.
     Mais uma vez, optei por não apresentar conceitos "formais", "legais", mas complexos e que podem é gerar mais dúvidas. Como eu disse, na contabilidade existem muitas coisas relativamente simples que se tornam mais confusas devido á complexidade e formalidade da apresentação de seus conceitos. Em caso de dúvidas, mais uma vez, estou à disposição para tentar esclarecê-las, bastando que entrem em contato!
Artigo Publicado no Site Artigonal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!