Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Futebol e Football

     No próximo domingo, dia 02/02/2014 será realizado, nos EUA, um dos maiores eventos esportivos do mundo, o Superbowl, que é a final da Liga Norte-americana de Futebol Americano (Football), a NFL. E desde que o Esporte Interativo começou a transmitir os jogos da NFL, devido às informações e ao bom humor e descontração das transmissões, comecei e me interessar pelo esporte. Só não entendo porque chamam o esporte americano de futebol (do inglês "foot" = "pé" e "ball" = "bola") já que uns 90% do jogo é jogado com as mãos, mas achei um esporte interessante, inteligente, estratégico e emocionante. Mas o que quero com esta postagem é mostrar que tecnologia e evolução de regras podem ajudar, e muito, um esporte a crescer.
     No futebol americano, a organização é impressionante! As datas e horários são determinadas, inclusive para televisão, e são seguidos à risca, mesmo com problemas climáticos como neve, etc. Os jogadores compreendem as regras e é muito raro vê-los reclamando e/ou tentando "driblar" alguma regra. A fórmula de disputa existe ha bastante tempo e todos os times a respeitam, assim como as regras. Existe espaço para novos talentos e os já consagrados são valorizados. Os resultados são decididos dentro de campo e não nos tribunais (tapetão). Mas o ponto mais importante que acho é a utilização da evolução tecnológica em benefício do esporte e do resultado justo. Também é importante ressaltar a "humildade" dos responsáveis pelas regras em perceber que há algo de errado e/ou que pode ser melhorado e modificar visando beneficiar o esporte. Sobre a tecnologia, ela é bastante utilizada no esporte, como comunicação entre técnico(s) e auxiliares, pelos árbitros, além de câmeras para tirar alguma dúvida em algum lance, marcações virtuais para auxiliar o telespectador a compreender a jogada, etc. A que acho mais importante é de se utilizar o recurso eletrônico, no caso a imagem, para esclarecer alguma dúvida de algum lance no mesmo momento. Cada equipe tem direito a um determinado número de "desafios" (challenge), como eles chamam, por tempo ou por partida (não me lembro agora!) para esclarecer lances duvidosos. Como tudo é organizado e eficiente, nem há atrasos consideráveis nas partidas e não se deixa dúvida do que ocorreu realmente no lance, dentro das regras. Caso alguém tente utilizar esse benefício de forma incorreta ou esteja errado em sua reivindicação, é punido, o que evita "malandragem".
     Bom, o futebol, chamado de soccer pelos americanos, é apaixonante e o esporte mais popular do mundo, mas precisa evoluir e acompanhar as mudanças do mundo, da sociedade, da tecnologia, etc. Hoje em dia, fica muito claro os vários momentos em que há falta de respeito com o próprio esporte e com os torcedores (consumidores). Se essa organização, respeito a regra, punições severas e utilização organizada e eficiente da tecnologia, poderíamos ter o futebol muito melhor e mais justo, com resultados decididos pelos atletas dentro de campo. Isso poderia ajudar a evitar "erros" de arbitragem como gols mal anulados, impedimentos inexistentes e/ou não marcados, gols inexistentes e/ou não marcados, etc., tudo que se foge ao erro natural e compreensível do ser humano. E não posso deixar de fazer uma observação a respeito do vôlei, que há alguns mudou algumas regras o tornando mais simples de se compreender e mais atrativo e emocionante para o público, ou seja, evoluiu!
     Espero que um dia aqueles que são responsáveis por organizar nosso amado futebol, especialmente no Brasil, tenham a humildade de ver que podem melhorar para evitar confusões de violência e outras como esse "tapetão" do Campeonato Brasileiro 2013, além de disciplinar melhor os jogadores e demais envolvidos no esporte! Utilizar chips na bola, nas chuteiras, câmeras na linha do impedimento e a possibilidade de se esclarecer, na hora, lances duvidosos de impedimento, gols, pênaltis etc., bastando limitar e "regrar" esse direito... Os resultados não deveriam ser influenciados por outros fatores que não a qualidade dos atletas e o talento natural dos mesmos! Não posso encerrar sem parabenizar os americanos, especialmente os organizadores do futebol americano pela organização, eficiência e rentabilidade do seu esporte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!