Páginas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sucesso Profissional/Pessoal x Sucesso Financeiro

     A renovação contratual do Ronaldinho Gaúcho (R10) com o Atlético Mineiro (Galo) ontem me reacendeu um antigo raciocínio sobre a diferença entre o "sucesso" profissional (e até mesmo pessoal) e o financeiro. Lógico que seria perfeito termos os dois, mas isso não acontece, necessariamente, ao mesmo tempo e faz a gente pensar qual o melhor a escolher.
     Ás vezes surge uma excelente proposta financeira, mas que nos exige abandonar algo que temos carinho, sentimento, ou que não esperávamos ter que deixar. Assim, podemos ter o sucesso financeiro e até mesmo profissional, ganhando bem e sendo reconhecido como bom profissional, mas ainda fica um vazio. Até acho que o termo mais adequado para eu expor meu raciocínio seja "sucesso pessoal". A pessoa pode ser respeitada como bom profissional e ser bem paga por isso e não estar realmente feliz, realizada. Dinheiro e sucesso, poder não são tudo! E vejo, com alegria, através de pesquisas na TV, na internet, etc., que o conceito de sucesso, especialmente o profissional, vem mudando. As pessoas não buscam apenas poder, status e dinheiro, mas sim felicidade verdadeira e conquistas pessoais em seu trabalho e sua vida. Às vezes aquela não é a melhor proposta financeira, mas é a que realiza mais a pessoa por apresentar mais desafios, oportunidade de crescer, se desenvolver, atingir metas e objetivos pessoais, realizar sonhos, etc.
     Consigo encontrar bons exemplos dentro do próprio Atlético! Há algum tempo atrás o Diego Tardelli saiu do Galo para jogar num clube muito rico da Rússia e depois foi jogar em outro clube também muito rico do Catar. Claro que ele conseguiu um sucesso financeiro bem interessante e melhorou sua condição financeira, porém não ficou mais "em exposição" para a seleção brasileira e nem conquistou títulos importantes nesse período. Ele voltou ao Galo no ano passado, certamente ganhando bem menos do que ganhava no exterior, porém está jogando um excelente futebol e já conquistou um grande título, o da Libertadores 2013, além de disputar o Mundial de Clubes e já estar chamando a atenção da imprensa esportiva e merecendo uma vaga na seleção brasileira, podendo ir até disputar a Copa do Mundo de 2014. Outro que pode ser citado nestes meus exemplos é o nosso ex-treinador Cuca, que saiu do Galo para ir treinar um clube rico da China. Agradeço pelo que ele fez por nós e desejo toda a sorte do mundo, mas certamente o sucesso pessoal do carinho da torcida e o sucesso profissional de disputar e conquistar títulos importantes, como teve e teria à frente do Atlético, certamente não terá, apesar de conseguir sua independência financeira.
     O exemplo mais recente é o do nosso craque Ronaldinho Gaúcho que recusou uma proposta milionária (segundo a imprensa turca) de um clube da Turquia porque quis ficar no Galo e aproveitar o sucesso pessoal com a torcida, que o adora, e profissional, pois vem jogando muito bem no Galo, recebendo prêmios e elogios no Brasil e por todo o mundo. Claro que o fato de ele já ter uma excelente condição financeira influenciou, já que "não precisa" tanto assim de dinheiro, mas o sentimento recíproco dele para o Clube e para a torcida foram mais fortes. Talvez em outro clube e/ou em outra situação, o "resultado" teria sido diferente! Aproveito para deixar uma mensagem à imprensa esportiva turca, aprendam a confirmar melhor as informações e a esperar uma definição mais confiável das situações para não pagar um mico mundial como fizeram neste caso. Ao R10, agradeço pelo reconhecimento do Galo e da massa e deixo a mensagem de que ele pode contar conosco sempre, rumo à novas conquistas!
     Sobre o tema principal desta minha postagem, aconselho que todos reflitam bem se poder e dinheiro realmente vão trazer felicidade, se o sucesso pessoal e profissional (no sentido de desafios e conquistas importantes) não são mais recompensadores. Espero um dia poder ter condições de escolher, com uma condição financeira muito boa e tranquila! Se eu pudesse ou puder escolher, escolheria a o sucesso pessoal/profissional ao financeiro, pois me sentiria muito mais feliz e realizado! Mas se eu puder ter os dois, melhor ainda (rs, rs, rs...)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!