Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sorria, Você Está Sendo Filmado!

     Antigamente para se fazer algo "escondido", bastava se afastar de onde se vivia, de seu círculo social, etc. Hoje isso não é tão fácil assim! Logicamente que existem pessoas e situações que conseguem ficar ocultas por muito tempo, às vezes até para sempre, porém, hoje em dia, a tecnologia dificulta muito isso.
     Atualmente quase tudo tem uma câmera digital, as próprias máquinas, celulares, tablets, computadores e até controle do trânsito e de segurança. Com esse monte de câmeras espalhadas por aí e as redes sociais (internet), qualquer imagem, qualquer fato é registrado e publicado, divulgado quase que instantaneamente. Além da velocidade da informação, é muito difícil "esconder" alguma coisa. Me lembro de um amigo que viajou sem avisar, e no outro dia já tinha uma foto dele no Facebook. ele não estava fugindo ou se escondendo, mas mesmo sem falar nada, descobrimos onde ele estava.
     Fugindo um pouco do tema desta postagem, que são as câmeras digitais que estão por aí "vigiando" todo mundo, a evolução dos meios de transporte também contribuíram para dificultar "fazer as coisas escondido" como dizemos por aqui. Com veículos melhores, como os carros atuais, as distâncias não são mais obstáculos para fazer alguma coisa em outro local, outra cidade, No meu último aniversário de casamento, minha esposa e eu fomos almoçar em um restaurante em outra cidade e na saída nos encontramos com uma prima dela. Isso sem contar as diversas vezes que encontramos com amigos e familiares em outras cidades quando estávamos trabalhando e/ou em festas, exposições agropecuárias, shows, etc.
     Voltando ao tema desta postagem, me lembro de uma discussão há algum tempo sobre privacidade e invasão de privacidade. Alguns defendiam a instalação de câmeras de segurança em locais públicos, como escolas e outros condenavam essa ideia por considerarem invasão de privacidade. Bom, concordo que viver o tempo todo com câmeras nos vigiando não é lá muito confortável, mas já não estamos assim com tantas câmeras de celulares, tablets, etc.? Nesse caso, não acho que seria uma invasão de privacidade, apenas mais um recurso de segurança. Me lembro de uma briga de alunas uma vez (vi na TV) que foi parar na internet rapidinho, quase que na mesma hora. Não eram câmeras de segurança, mas gravaram o ocorrido, e de uma maneira "não oficial". Aí vai depender de como se avalia a questão, pois outros colegas filmando e divulgando na internet também não seria invasão de privacidade e sem o retorno da segurança de uma câmera "oficial".
     Bom, discussões e polêmicas à parte, é melhor que todos tomemos cuidado e pensemos bem antes de fazer algo que não queremos que os outros saibam ou se torne público, pois estamos meio que em um "Big Brother", cercado de câmeras 24 horas por dia. E não adianta brigar ou achar ruim, pois querendo ou não, a tendência é que isso só cresça. Assim, é melhor sorrir, pois estamos todos sendo filmados (rs, rs, rs...)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!