Páginas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Humildade

     Recentemente um acontecimento chato para mim, me fez refletir sobre o que é humildade e sobre meu comportamento, se sou humilde e/ou se pareço humilde para as pessoas. Prefiro não entrar em detalhes sobre esse acontecimento, mas posso dizer que fui julgado de forma incorreta e injusta, sem nem saber o porquê por uma pessoa que eu não esperava de jeito nenhum e isso me deixou magoado!
     Sobre a humildade, o conceito básico é de que uma pessoa humilde é aquela que aceita o que tem está feliz com aquilo, sem cobiçar o que o outro tem e/ou é. Até concordo com esse conceito, porém com algumas ressalvas, algumas diferenças. Eu, por exemplo, estou satisfeito com o que tenho e aceito minha situação, principalmente porque tudo que tenho é fruto de trabalho e esforço, porém luto para conseguir mais. Não acredito que ser humilde é não ter ambição, não desejar algo melhor. Quero deixar claro que, nesse sentido, ambição é querer melhorar, progredir, e não desejar o que é do outro, tentar tirar ou prejudicar outra pessoa, etc. É aceitar o que se tem, incluindo cargo, emprego, etc., mas querer algo melhor, lutar, de forma honesta e limpa, para progredir. Por exemplo, tenho meu carro, que não é novo e logicamente que sonho em ter um melhor, mais novo, porém não vou cometer loucuras e nem prejudicar ninguém para conseguir. Quando eu tiver condições, pelo meu esforço e merecimento, sem pressa, com paciência, controle e humildade, vou conseguir.
     Não considero que o fato de eu querer coisas melhores como, por exemplo, na área de tecnologia, que adoro, me faça não ser humilde. Se alguém acha que não sou ou então que estou tentando "copiar" o estilo de vida de outra pessoa, se enganou! Não se pode e nem se deve julgar e opinar sobre uma pessoa sem conhecê-la realmente bem e sem entender como ela pensa ou age. Se alguém vir apenas, por exemplo, que comprei um carro (usado) e reformei a casa recentemente pode achar que estou bem de vida ou que estou tentando imitar alguém que fez algo parecido. Só que esta pessoa não vai ver os empréstimos que precisei fazer para isso e nem saber o porquê. Comprei o carro para "viajar" mais longe sem depender de carro dos outros, já que meu fusquinha, apesar de ser minha paixão, já não resiste ir a lugares muito distantes, evitando problemas com carros e objetos dos outros. reformei a casa por questão de praticidade, de necessidade de organizar melhor as coisas e não por vaidade, tanto que não coloquei nada luxuoso. O mais supérfluo que tenho em casa é TV por assinatura, pois gosto de futebol e de assistir meu Galo jogar e não gosto muito de ficar frequentando bares para assistir. Mais uma vez não quis copiar ninguém, apenas poder ter uma forma de lazer.
     Aliás, não acho que para ser humilde precisamos andar de cabeça baixa, com roupas velhas e sujas, abandonando qualquer forma de conforto! E nem deixar que as pessoas "pisem" na gente! Não se pode confundir humildade com bobagem! Sobre o conforto, não sou rico e não posso ter todo o conforto que o dinheiro pode proporcionar, mas trabalho duro e honestamente e me julgo no direito de tentar usufruir do mínimo de conforto que esse meu trabalho me dá direito. Continuo sendo humilde, mesmo querendo ter coisas melhores, mais conforto, isso é ambição, desejo e não inveja! Quem me conhece de verdade, sabe como sou e quem me julga assim, deveria tentar me conhecer melhor, minha história, a histórias das minhas conquistas, meus desejos e razões e analisar a si mesmo antes de julgar outra pessoa de forma injusta e sem direito a defesa. Tenho plena consciência do que sou e do que tenho, assim como do que quero ser e ter e se isso incomoda alguém, sinto muito, mas não vou mudar meu jeito de ser, pensar e agir por causa dos outros! O que eu queria mesmo com esta postagem é mostrar, sob meu ponto de vista, a diferença entre ser humilde e ser bobo e de que se pode ser humilde, mesmo querendo melhorar, progredir! Espero ter conseguido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!