Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Os Olhos da Morte

     Há algumas semanas atrás, minha esposa pediu para que eu a buscasse na saída da escola. Acabei me atrasando e me desencontrando dela que pegou carona com o transporte da prefeitura. Quando vi que já havia ido embora voltei para casa. Como muitos já sabem, moro em um bairro um pouco afastado (cerca de 2,5 km) do centro da cidade e para chegar lá preciso passar por um trecho de rodovia (MG 170). No início deste trecho sentido centro-bairro Alvorada tem um morro. Assim que terminei de subir o morro vi que vinha um veículo normalmente no sentido contrário se não me engano, um caminhão (o trânsito pesado é bastante comum neste trecho e em nossa cidade). O que me assustou foi que vi na minha mão de direção, porém em sentido contrário um par de faróis, fortes e que demonstrava que o veículo estava rápido, tentando ultrapassar o caminhão em local proibido, muito próximo do trevo de acesso ao bairro Alvorada. Confesso que naquele momento comparei, talvez filosoficamente, aqueles faróis fortes aos olhos da morte. Reduzi e, graças a Deus, nada aconteceu, mas fiquei pensando se algo tivesse acontecido. Se eu tivesse e chocado de frente com aquele veículo, possivelmente iria me ferir muito e talvez morrer. Deixaria minha esposa sozinha, minha família, perderia muito do que, supostamente ainda tenho de vida de experiências, momentos, etc. E pensei também no que aconteceria ao outro motorista, que também poderia se ferir e até morrer, mas, normalmente, e isso é até bem estranho, são as pessoas inocentes que são envolvidas e sofrem as piores consequências. Mas independente do que acontece com aquele motorista, se ele sobrevivesse, não acredito que teria uma punição muito pesada, muito severa e, possivelmente, ele mesmo estaria se arriscando e arriscando a vida dos outros por aí em breve. Se eu “fosse” e ele “ficasse”, quem teria a maior punição? Quantas pessoas são vítimas de motoristas irresponsáveis como esse, perdem suas vidas seus entes e amigos queridos e praticamente nada acontece que os infratores! O que mais me revoltou nesta minha reflexão foi de que não é só aquele condutor que pratica atos irresponsáveis assim, mas centenas, milhares ainda mais na certeza da impunidade ou de alguma punição branda. Voltando do trabalho, após às 17:00, quantas vezes passei por isso de ter que reduzir e torcer para não acontecer nada em ultrapassagens em locais proibidos velocidade excessiva abusos de outros condutores...
     Lembrei-me disso hoje por ter ficado sabendo sobre um terrível acidente próximo à cidade vizinha de Pimenta/MG onde vários jovens morreram. Não sei ao certo o que ocorreu, apenas que havia um veículo parado na rodovia para trocar um pneu furado e outro que, supostamente, estaria em alta velocidade e com o condutor embriagado se chocou, causando um acidente trágico onde, ouvi dizer, três irmãos e mais dois jovens vieram a falecer. Essa tragédia ocorreu por voltas das 5:00 hs, 5:30 hs da manhã de sábado (de sexta para sábado), na volta da festa de exposição da cidade de Pimenta/MG.
     Quantas vidas precisarão ser perdidas para que se tome providência e consciência de que existem regras a serem cumpridas especialmente por segurança da própria pessoa e dos demais. Se existem estas regras é que foram feios estudos e programações para a segurança dos usuários das vias. Se está com pressa saia mais cedo! Nunca misture bebida e volante! Preste muita atenção nas estradas e demais vias! Confira e revise muito bem seu veículo sempre! Podem parecer conselhos demagógicos, mas evitam tragédias e sofrimentos como o que citei! Não transforme veículos em armas e festas em tragédias! Responsabilidade não mata! Valorize a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!