Páginas

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Problemas com a TIM

     O dia dos namorados passou há algum tempo e minha esposa me deu um mini modem USB para eu utilizar com meu tablete. Eu já estava “namorando” esse modem há algum tempo no site da TIM. Minha esposa tentou comprar em uma loja “física” mas foi informada de que alguns modelos de modem podem ser incompatíveis com alguns aparelhos e/ou sistemas operacionais e acabou optando por me dar o dinheiro para que eu mesmo comprasse pelo site. E assim o fiz!
     O produto chegou alguns dias, cerca de uns dois ou três, antes do dia dos namorados e para “manter o clima”, pedi à minha esposa que embrulhasse para presente e guardasse para me entregar no dia. E assim fizemos!
     Primeiro tentei instalá-lo e utilizá-lo com meu tablet (CCE), mas não deu certo. Daí tentei instalá-lo no meu notebook e funcionou perfeitamente. Achei que pudesse ser alguma configuração que exigisse a instalação em um computador primeiro e só depois no tablet e tentei no meu tablet de novo. Mais uma vez não deu certo. Fiz o mais lógico neste caso, liguei para a central de atendimento ao consumidor da TIM, colocando o chip que veio com o modem em um aparelho celular e ligando dele. Apesar de ter comprado o modem no site/loja virtual oficial da TIM, fui informado pela atendente de que o modelo MF 710 da ZTE não estava homologado no sistema dela e que ela não poderia me ajudar, me orientando a procurar/entrar em contato com o fabricante do modem, neste caso a ZTE. Com grande sacrifício, encontrei o site da ZTE Brasil e enviei um e-mail. Recebi a resposta de que neste caso deveria procurar o fabricante da tablet, no meu caso a CCE. Entrei em contato pelo “0800” e só então fui informado de que o modelo do modem é incompatível com meu tablet, e que deveria tentar uma troca com a operadora, neste caso a TIM, por um modelo compatível.
     A partir daí foi uma maratona para mim! Tentei entrar em contato com a TIM pelo chat no site, pela central de atendimento do telefone e depois descobri uma central de atendimento da loja virtual. Só descobri esse canal no dia 17 e enviei um e-mail explicando a situação e solicitando uma segunda via da nota fiscal, que eu não havia recebido. Depois de alguns dias e mais alguns e-mails e tentativas finalmente recebi a segunda via da nota fiscal por e-mail, a qual nem veio com meu nome completo. Tentei novo contato e fui orientado a procurar uma loja TIM para a troca, munido da nota fiscal e dos meus documentos. Porém era necessário, e não fui informado disso antes, que fosse uma loja oficial da TIM e não apenas uma credenciada, uma revenda. Voltei a tentar contato pelos meios digitais. Prometeram-me uma resposta em até 48 horas úteis. Passado mais do que esse prazo entrei em contato por e-mail e só então fui informado de que o prazo para troca, de 7 dias, havia se esgotado. Porém esse prazo só se esgotou porque adotaram o primeiro contato que tive com a central da loja virtual e não da TIM em geral. Eu pensava que as centrais de atendimento ao consumidor da operadora fossem integradas, mas não são. Tentei novamente conversando, com calma, mas não resolveram.
     Daí, segundo orientações de um amigo e baseado nos artigos 12 e 18 do Código de Defesa do Consumidor procurei o PROCON da minha cidade. Apesar da boa vontade deles, também não consegui nada! Daí, a única solução que me restou foi repassar o modem da TIM para meu pai e comprar outro compatível no Mercado Livre.
     Em resumo fui muito mal atendido e saí prejudicado pela incompetência e desorganização da TIM! No site/loja virtual, não há nenhuma informação sobre modelo do modem vendido e tão pouco que pode haver incompatibilidade com algum aparelho e/ou sistema operacional (Obs.: Agora parece que quando você tenta comprar, aparece informações do modelo vendido. Será que foi por minha reclamação?). Nesse caso, segundo os mesmos artigos do Código de Defesa do Consumidor que citei anteriormente, caracteriza-se vício oculto, ou seja, eu não tive as informações necessárias para uma compra totalmente “segura” e satisfatória, não recebi informações que me ajudariam a decidir pela compra ou não do produto. Assim sendo, eu teria 90 dias para solicitar uma troca a partir da data de quando descobri o “erro”, o “problema”, mas não consegui nada! Isso tudo sem contar que já tentei diversos contatos com a Central de Atendimento pelo telefone e pelo site para conseguir minha senha do “Meu TIM” e só recebi informações desencontradas e até hoje nada foi resolvido, uma vez que o sistema do site apresenta sempre problemas quando tento solicitar uma nova senha e o sistema dos atendentes via telefone vive fora do ar.
     Escrevi bastante, mas juro que tentei resumir a situação! Tenho provas de tudo que afirmo nesta postagem, e a escrevo apenas para alertar outras pessoas que não caiam numa situação parecida e sejam prejudicadas por incompetência e desorganização (e desintegração das centrais de atendimento) de grandes empresas que se vangloriam de terem altíssima qualidade! Fica aqui um importante conselho: procure se informar muito bem antes de adquirir algum produto pela internet (Obs.: Foi a primeira vez que tive um problema assim nessa forma de compra) e de seus direitos para não ser lesado! E se alguém quiser mais algum detalhe, mais alguma informação ou esclarecimento sobre casos parecidos e sobre meu caso basta entrar em contato comigo que tentarei ajudar!

COMENTÁRIO SOBRE O PROBLEMA COM A TIM


     É muito importante informar que após várias reclamações minhas e do contato do PROCON de Pains/MG, apesar de ter extrapolado e muito o prazo de 48 horas úteis (demorou quase 20 dias), recebi contatos da TIM e da Walmart para devolução do modem, porém eu já havia tomado outras providências, repassando o mesmo para meu pai e comprando um novo, compatível com meu tablet. Demorou muito, mas deram uma solução! Agradeço de qualquer forma! Mayender Alves de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!