Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Personalidade e Auto-Estima

     "Quem fala o que quer, ouve o que não quer!". Quem já não ouviu essa frase? Mas eu acho que podemos até não "falar o que quiser" sem pensar nas consequências, ainda mais de ofender ou agredir alguém, mas devemos falar o que pensamos, expressar o que sentimos. Já ouvi discussões sobre sinceridade e não gostei muito dos resultados, pois todas terminavam concluindo que devemos ser sinceros, mas não em 100% dos casos. Até concordo um pouco, pois algumas "omissões da verdade" vêm à calhar para evitar que se magoe alguém, mas não é preciso fingir ser ou pensar outra coisa para isso. Podemos e devemos nos expressar de forma assertiva, como disse um amigo uma vez, direta, sincera, sem rodeios, mas sem ser grosseiros. Não precisamos esconder quem somos ou que pensamos. É até por isso que decidi criar este meu blog, para expressar minhas idéias e opiniões. Aqui tenho a liberdade de falar tudo o que quero, sem ser interrompido ou me sentir "acuado" ou "coagido" de alguma forma.
     Acredito que no mundo falte justamente sinceridade e assertividade, ou seja, resolvermos as questões de forma direta, sem ficar tentando dar uma de politicamente corretos. Até acho que a palavra correta seja "verdade", devemos ser mais verdadeiros. Tem muita gente hipócrita por aí, que faz coisas até piores que os outros, mas como falos moralistas, criticam as atitudes e opiniões de quem tenta se expressar. Pessoas que estão de "um lado" hoje, amanhã estão de outro. Sufocam princípios e idéias próprias para atender interesses "maiores". Eu não consigo ser assim! Tenho minhas opiiões e mesmo que elas não sejam iguais às da maioria, continuo firme com elas. Isso não quer dizer que eu não saiba reconhecer quando estou errado, apenas que mantenho minha opinião independente do que os outros acham. Não "vou com a maioria"! Se minha opinião está contrária às dos demais, apenas sou educado na forma de discordar. Não preciso ser agressivo e nem grosseiro.
     Se as pessoas agissem mais assim, mantendo suas opiniões, convicções, princípios, talvez tivéssemos mais condições de resolver problemas. Discordar, divergir, isso é normal, afinal de contas, ninguém é totalmente igual a ninguém. Mas existem formas pacíficas e cordiais de se resolverem estas divergências, com conversas, argumentos, ponderações, reflexão... Se as pessoas defendessem mais seus ideais e princípios, a "mentira" de uma forma geral perderia sua força e quem sabe até os políticos seriam mais sinceros e honestos, talvez até defendendo realmente seus pensamentos e convicções e não as do partido, ou que seus líderes mandam!
     Mas algo que falta às pessoas para manter suas opiniões e ideais é a confiança, a auto-estima. Não podemos ficar pensando que somos piores que ninguém por causa de qualquer motivo. Pelo contrário! Temos que ter confiança de que se defendemos nossos princípios e convicções e aceitamos e respeitamos o que os outros pensam, estamos trilhando um caminho correto, de sucesso. Um conselho: sinta-se sempre como o melhor do mundo naquilo qe se propõe a fazer! Não se achando superior a ninguém, mas sabendo que é capaz de fazer aquilo e fazer bem feito! Não tenha medo! Não me lembro quem disse isso, mas "coragem não é ter medo, mas sim saber enfrentar o medo"! Um dia você vai conseguir, outro não, outro sim, e assim sucessivamente. A vida é assim!
     Com convicção de seus ideais e princípios e confiança em si mesmo, em seu potencial, qualquer um é capaz de vencer e de mudar o mundo para melhor! Acredite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!