Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Peso Não é Problema só em Excesso!

     Uma grande preocupação atualmente é com relação à forma física, à gordura, peso, etc. Vejo vários programas e reportagens comentando sobre a excesso de peso, como combater, como controlar, melhorar hábitos alimentares e de vida para viver de forma mais saudável e equilibrada... Não preciso falar sobre isso! Aliás, quero falar justamente sobre o contrário, sobre um tema que ninguém observa direito e nem comenta, mas existe e eu mesmo enfrento este problema, baixo peso, ou melhor, peso abaixo do ideal.
     Antes que alguém diga que isso quase não existe ou que é falta de alimentar direito, ou algo assim, já vou dizendo que existe e que é uma situação mais complexa do que se pensa. E tem gente que diz que é melhor assim, antes ser magro do que ser gordo, é mais saudável, mas ninguém sabe os complexos que nós, magros, talvez em excesso, enfrentamos.
     Todo mundo fala sobre alimentação saudável, sobre o quanto é importante perder peso por causa de colesterol, triglicerídeos, problemas cardíacos, etc., mas não são só os "gordinhos" que tem problemas de saúde e de auto-estima! Graças a Deus, tirando algumas alergias e uma época em que eu estava com a imunidade baixa e adoeci mais vezes, tenho uma boa saúde. Mas existem várias pessoas que enfrentam problemas de saúde por ter o peso abaixo do ideal. Um problema que conheço e que o baixo peso pode prejudicar é a hipoglicemia. E não é por falta de comer como alguns insistem, é uma questão de metabolismo, de organismo. Tem gente que acha que só é magro quem não come, incluindo pessoas com anorexia, bulimia e outros distúrbios alimentares, mas isso não é verdade, Me alimento até bem, mas não consigo aumentar o peso.
     Mas um problema sério, o que eu mais enfrento por ser tão magro, é com relação à auto-estima. Somos "taxados" de fracos, doentes, quem não se alimenta direito, isso sem contar que não conseguimos nos sentir realmente bem, atraentes, pois todos nos olham notando e realçando nossa magreza. Isso é muito ruim! Até que eu era bem resolvido com relação a isso, mas de um tempo para cá, comecei a ficar meio complexado. É difícil se olhar no espelho e sentir que não "está agradando", mesmo que as pessoas digam que gostam, você não se sente confiante e não acha que é verdade. Mesmo quando somos elogiados, esses elogios parecem falsos, por pena ou por obrigação. Isso faz muito mal para a pessoa!
     Problema de peso não é só quando se está acima do peso, mas quando se está abaixo também! Existem dois extremos! A imprensa poderia dar mais atenção aos magrinhos e fazer matérias e programas sobre isso também! É preciso que as pessoas se conscientizem disso e passem a apoiar mais as pessoas de todos os jeitos, aceitando-as como elas são, sem julgar ou ficar colocando "rótulos" pela aparência. No que diz respeito à saúde, é importante buscar um equilíbrio, nem gordo demais, nem magro demais. Mas se você estiver bem de saúde e feliz consigo mesmo, não dê bola para os que outros falam! Todos estão sempre insatisfeitos consigo mesmos e julgando e criticando os outros!
     Por favor, esqueçam as apar~encias, os rótulos! Avaliem as pessoas pela personalidade e apoiem os outros para que ninguém se sinta inferiozado de nenhuma forma como eu me sinto com relação à minha magreza e como tantos outros se sentem com relação à outras coisas. O tal do Bullyng, mesmo involuntário e sem maldade, é uma violência psicológica enorme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!