Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Solução é Bem Simples - Parte 1

     Não sou contra regras, aliás, não consigo imaginar uma sociedade funcionando perfeitamente sem a existência de regras, mas estas devem ser inteligentes e realmente necessárias! O Brasil é o país da burocracia, talvez o correto seria burrocracia!
     A maioria dos problemas que a humanidade vem enfrentando atualmente, em especial o Brasil, se deve ao fato do ser humano querer complicar tudo, cada vez mais! Tem tanta coisa que poderia ser resolvido de forma mais simples, o que funcionaria bem melhor, sem ficar "travando" e atrasando as coisas. Gosto de afirmar sempre que o segredo de resolver bem as coisas é ser simples, ou seja, simplicidade é a solução!
     Vou aproveitar este espaço para apresentar algumas idéias sobre a situação atual do Brasil que, acredito eu, possam solucionar muita coisa, justamente por serem idéias simples e lógicas, mas que ninguém, até hoje, quis utilizar!
     Começo pela questão penal. Como alguém de 16 anos já pode votar e não pode ser responsabilizado por um crime? Acho que nem deveria haver esse negócio de maioridade penal, se cometeu algum crime, deveria ser punido severamente, lógico que na proporcionalidade do crime cometido, mas de forma severa para já evitar que a pessoa repetisse o erro e para servir de exemplo para outros. Não deveria haver pena máxima! Em caso de crimes hediondos, como sequestro (relâmpago ou "comum"), estupro (abusos sexuais em geral), pedofilia e assassinato, independente da situação e do motivo, a punição, pena, deveria ser prisão perpétua, sem nenhum direito a redução de pena, bom comportamento, etc. Pessoas assim, que cometem esse tipo de coisa, deveriam ser excluídos permanentemente da sociedade, sem direitos, pois abiram mão deles quando descumpriram seus deveres mais básicos. Mas essa pena de prisão perpétua, tem que ser com trabalhos forçados, tipo concertar móveis de escolas, plantar hortas para alimentar quem precisa, inclusive eles, etc., pois é muita sacanagem um trabalhador honesto levantar às cinco da manhã todos os dias, para sustentar sua família e essa cambada de "sem vergonha" que comete esses absurdos "ganhar" abrigo e comida de graça, quando muita gente de bem não tem! Até acredito que estas pessoas possam "se redimir", mas e aqueles que foram vítimas? Alguém estuprado, abusado ou sequestrado consegue se recuperar totalmente, física e psicologicamente? Alguém assassinado consegue recuperar a vida pelo arrependimento do criminoso? Até já discuti isso com a minha mãe, ela diz ter pena da família de pessoas que cometem estes crimes, eu também, mas quem deveria ter tido e não teve nem um pouco foram os próprios criminosos. Não só não tiveram pena de suas próprias famílias, como das famílias das vítimas.
     Para outros crimes, como furtos, roubos, a pessoa deveria passar por um tratamento psicológico para compreender o porque desse comportamento, e aprender uma profissão, algo assim para tentar mudar de vida. Caso repetisse o erro, após cumprir sua pena, perderia a chance de tentar de novo, pelo menos dessa liberdade ampla. Tem gente que, infelizmente, não muda!
     Em crimes de corrupção, o que acontece com os criminosos? Praticamente nada! Ficam presos algum tempo, pagam bons advogados que utilizam as brechas da lei e saem tranquilamente para aproveitar aquilo que roubaram. Tem casos que ainda processam quem os chama de corruptos, bandidos, etc. Normalmente os investigadores não conseguem reaver aquilo que foi desviado, roubado pelos corruptos. Uma pena extremamente justa seria de obrigar quem praticar corrupção a devolver aos cofres públicos cada centavo roubado, desviado, com correção e juros e ainda obrigá-los a prestar serviços comunitários dentro da prisão, para pagar à sociedade "uma multa" pelo mal que causou.
     Outro detalhes da situação penal e criminal no Brasil que me entristece e enfurece é com relação às apreensões de armas, munições, veículos e outros bens dos criminosos. Estes objetos ficam apodrecendo em pátios, armários e outros depósitos das polícias, sem poder ser utilizados pela própria polícia para combater o crime. Aliás, nem sei para que existir várias polícias, civil, militar, federal, etc. Se fosse uma só, unida, bem preparada e munida de melhores recursos, sem dúvida o resultado seria melhor! Existem armas caríssimas e de uso só do exército que estão nas mãos dos bandidos e a polícia acaba tendo menos "poder de fogo" para combater. Apreendeu, registrou a apreensão, automaticamente vai para a polícia combater o crime! Devia-se utilizar, sem a burocracia que trava nosso país, todos os recursos, em especial os financeiros, tecnológicos e de armamento dos bandidos para combater a violência e o crime. deixar que os bandidos paguem, litearlmente, por melhores condições da polícia nos dar segurança pública de qualidade.
     Bom, ainda tenho outras idéias "simples e lógicas", mas que ninguém usa para discutir, mas vou fazer isso em outra(s) postagem(ns).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!